Juventude Popular de Gondomar marca presença em debate sobre a Europa

A Juventude Popular de Gondomar marcou presença nas “Conversas com Gente Nova”, promovida pelo Conselho Municipal da Juventude e que se realizou no passado dia 15 de Maio na Casa da Juventude de Rio Tinto. O tema do debate foi “Os Jovens e a Europa” que contou com a participação de Tiago Isidro, Presidente da Juventude Popular de Gndmar. Estiveram também presentes Luís Viegas Cardoso, pela JSD, Diogo Augusto, pela JS, André Martelo, pela JCP e Bruno Pacheco, pelo Bloco de Esquerda.

Na sua primeira intervenção, Tiago Isidro defendeu que “os jovens têm sabido aproveitar, de uma maneira geral, aquilo que a integração europeia tem proporcionado”. “A desregulação do sector aéreo, por exemplo, permitiu que se instalassem as companhias low cost, que foram e são fundamentais para a aproximação dos jovens à Europa.”

No entanto, o debate serviu também outro propósito: evitar a abstenção dos jovens mostrando-lhes o quão importante é o voto nestas eleições. O representante da JP defendeu que relativamente à abstenção existem duas esferas distintas: a nacional e a europeia. “A abstenção europeia acaba por ser um acréscimo à abstenção nacional que resulta da falta de debate sobre a Europa no espaço político português” afirmou Tiago Isidro. “O acordo de comércio livre entre a Europa e os Estados Unidos que aliás defendo convictamente, não é de todo falado em Portugal” exemplificou.
O desenrolar do debate mostrou que pelo menos há um consenso: que o desemprego é, de facto, o que mais preocupa os jovens, sendo que as soluções para o seu combate foram muito distintas. Desde mais investimento público, por parte da esquerda, até menores impostos para capacitar as empresas nessa matéria, por parte da direita. 

A JP Gondomar congratula-se de ter participado neste debate bem como perceber que o Conselho Municipal da Juventude voltou ao ativo, órgão que foi uma forte bandeira desta estrutura durante vários mandatos.


Tag Line