Distrital do Porto da Juventude Popular preocupada com potenciais consequências negativas da reversão da subconcessão dos STCP e do Metro do Porto




Para descarregar o documento, clicar na imagem abaixo.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/35133614/comunicado_21112013.pdf 



 
A Distrital do Porto da Juventude Popular manifesta a sua preocupação com a iminente reversão das subconcessões de exploração e manutenção dos STCP e do Metro do Porto, promovida pelo actual Governo e pelos partidos que o suportam, que implicará um de consequências nefastas para a região e para o país.

Em primeiro lugar, a reversão conjunta da subconcessão do Metro do Porto atribuída à Transdev e da subconcessão dos STCP atribuída ao grupo Alsa-National Express fará com que a gestão operacional destas duas empresas volte para a esfera pública, decisão que impedirá os utentes destas empresas de beneficiar das melhorias operacionais que uma gestão privada poderia introduzir. Tal decisão, acredita a Distrital do Porto da Juventude Popular, contribuirá para um maior endividamento das duas empresas, onerando todos os contribuintes.

Em segundo lugar, entende a Distrital do Porto da Juventude Popular que este processo de reversão das subconcessões implicará uma detioração da imagem de Portugal enquanto destino de investimento, visto que os contratos mudam ao sabor das ideologias. No nosso ponto de vista, esta situação afastará investidores de Portugal ou, no mínimo, fará com que estes exijam um retorno maior para compensar os riscos inerentes, comprometendo a recuperação sustentável da economia e do emprego. O mais irónico neste processo é o facto de em 2010 o Governo PS ter autorizado a subconcessão do Metro do Porto ao consórcio Via Porto.

A Distrital do Porto da Juventude Popular estará atenta a estes processos, manifestando desde já a maior preocupação com as consequências directas e indirectas desta decisão, bem como com os sinais que os primeiros tempos de actuação deste governo nos vão deixando.


12 de Janeiro de 201
Comissão Política Distrital do Porto da Juventude Popular
distritalporto@juventudepopular.org
jpdistritalporto.org




Tag Line